Presidente do CBH Rio das Velhas é reeleito para coordenação do Fórum Mineiro de Comitês

29/11/2017

Para o presidente, uma responsabilidade e mais um desafio. “Temos que continuar na busca pela melhoria na qualidade e quantidade de água de nossos rios”, disse.

Após o primeiro dia do Encontro de Revitalização dos Rios (28/11), aconteceu também a reunião do Fórum Mineiro dos Comitês de Bacia Hidrográfica (FMCBH), que reelegeu o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, como o presidente da entidade.

Para o presidente, uma responsabilidade e mais um desafio. “Temos que continuar na busca pela melhoria na qualidade e quantidade de água de nossos rios. O Fórum quer representar a bacia como unidade de gestão hídrica. Nela, está a solução para termos rios vivos”, disse.

O III Encontro de Revitalização de rios continua hoje (29/11), pela manhã, com as palestras de Sebastian Monsalve Gomez que apresentará as experiências de revitalização realizadas em Medelín, na Colômbia; Alessandro Borsagli (PUC-MG) que irá falar dos rios invisíveis da metrópole mineira; Roberto Andrés (UFMG) que versará sobre a possibilidade de se nadar e pescar em rios urbanos no Brasil; e Alice Lorentz (CBH Mucuri) e Cleá Amorim de Araújo (CBH Rio Araçuaí) que palestraram sobre a conjuntura das bacias hidrográficas do Leste e Jequitinhonha de Minas Gerais.

À tarde, o evento continua com as palestras ‘Os desafios e avanços da universalização do saneamento básico no Brasil’, realizada por Rubens Filho, do Instituto Trata Brasil; ‘Visão geral sobre o reuso de água no Brasil’, com o professor José Carlos Mierzwa (USP); ‘Os 20 anos da Lei das Águas, por Wagner Soares Costa (FIEMG), José Claudio Junqueira (Escola Superior Dom Helder Câmara) e Maria de Fátima Chagas; que versaram sobre ‘Rios de Preservação Permanente’, pelo Professor Paulo dos Santos Pompeu (UFLA); e ‘Conjuntura das bacias hidrográficas do Paranaíba, Paraíba do Sul e Grande’, Gustavo Mallaco (CBH Rio Paranaíba), Matheus Cremonese (Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e Paulo Roberto Machado Carvalho (CBH Rio Grande). Às 18h, haverá ainda o Encontro da Sociedade Civil pelas Águas.

Página Inicial

Voltar